08 março 2012

Treino, Cortisol, Catabolismo, Descanso


Imagem: Google

Você sabia que estresse faz você catabolizar?  Catabolizar é o processo de quebra das fibras musculares para obtenção de energia. Catabolizar é perder músculos que foram construídos com muito suor. Você não quer isso certo?
Pois é, toda vez que seu corpo entra em estado de estresse, os níveis de cortisol aumentam e causam a quebra do tecido muscular.
A engrenagem funciona da seguinte forma: O cortisol é liberado quando o corpo entra em estresse, isto causa a quebra de tecido muscular, o que leva uma liberação de aminoácidos na correte sanguínea. Os aminoácidos são sintetizados pelo fígado e transformados em energia, o que aumenta o nível de açúcar no sangue.  Tudo isso acontece para manter o organismo funcionando.
Outro ponto importante: Nenhuma pessoa ganha massa magra durante o treino, isso só acontece durante o descanso. Durante o treino seu corpo está em estresse físico e mental, o que pode ser  o maior causador do aumento de cortisol. Treinar 6 vezes por semana e mais de 2 horas por dia, com apenas 1 dia de descanso não é a melhor opção para ganhar transformar sua gordura em massa magra. Treinos com até 60 minutos de duração além de proporcionar o estímulo necessário para a hipertrofia evita perda de massa muscular. O descanso é tão necessário quanto o treino e a dieta, portanto, se você é daqueles que treina por muitas horas, melhor rever seus conceitos, prefira um treino mais curto, porém focado.  
Existem alguns suplementos que ajudam a diminuir os níveis de cortisol, mas lembro que eles devem ser prescritos pelo seu nutricionista. Alguns deles: Vitamina C, Cromo, Glutamina.
Bons treinos e bom descanso!